Essa modalidade de tratamento, onde a adesão é voluntária, e que visa promover um programa de recuperação, em ambiente protegido e em um  clima familiar.

Em uma Comunidade Terapêutica, todos os residentes são vistos como irmãos, não havendo privilégios, preconceitos ou discriminações. Todos são acolhidos com amor, independentemente de seu passado, de forma que a experiência de cada seja transformada em material de apoio para a recuperação dos demais membros da casa.

A Comunidade é uma grande família, onde o residente mora no local, estuda e trabalha, medita sobre sua vida, faz planos para o futuro e aprende a lidar com as dores e frustrações da vida.

Em nossa instituição não permitimos o uso de drogas, álcool, cigarros comuns, nem medicação psiquiátrica. Somos uma comunidade “100% limpa”.

Cada residente mora em um alojamento coletivo, tendo que lavar a sua própria roupa, ajudar na cozinha, trabalhar na horta e fazer outras atividades que mantenham a casa em funcionamento.

No modelo Comunidade Terapêutica, usamos muito o que chamamos de “pressão dos pares” para a mudança de comportamentos inadequados. Toda vez que o residente faz algo que não esteja dentro dos padrões da instituição, alguém chama a sua atenção e pede que ele faça diferente da próxima vez.

Uma grande vantagem da Comunidade Terapêutica é que não existe aquele ambiente de acusação pelos erros do passado, pois o dependente químico é muito sensível às criticas, julgamentos, acusações e comparações. Todos compreendem a dor do outro, suas dificuldades e limitações momentâneas, criando um clima favorável à recuperação.

E-mail: administrativo@filhosdaluz.org

Copyright ® 2020 – Todos direitos reservados á Comunidade Terapêutica Filhos da Luz